segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Bota o Natal na conta da Coca!



Olá caros amigos,

Eis que chega o Natal, uma esperada data por todos. Independente de crenças religiosas o Natal trás em seu âmago as virtudes da fraternidade de ajuda mútua.

Mas infelizmente muito se fala e pouco se faz. A "ajuda" que parece haver é a dos frívolos consumidores que triplicam os lucros das lojas nesse período. O capitalismo é o grande favorecido de tudo.
As lojas se enfeitam e decoram suas vitrines ficam paramentadas para esta época, estampando anúncios mais mais variados.

Até o próprio símbolo natalino não passa de uma farsa capitalista. O "Papai Noel" como ficou conhecido nunca usava roupas vermelhas, muito menos dava presentes a todos ou andava em renas e trenó. Santa Claus é seu verdadeiro nome; toda essa maquiagem capitalista foi feita pela Coca-Cola, é isso mesmo, a Coca-Cola é responsável por termos sido enganados durante nossa infância. A Coca-Cola existe desde 1886 e sua primeira propagando que veiculou essa imagem de Papai Noel veio ao ar em 1931 e até hoje continua manipulando todas as mentes consumistas do mundo inteiro.

Seria então plausível que invés de comprarmos roupas caras para as festas de fim de ano, de enchermos nossas mesas de porcarias para uma ceia que muitas vezes é sem sentido, ao invés de tormarmos Coca-Cola e cometer um suicídio aos poucos, façamos algo que seja realmente propício ao Natal. Convidemos um desconhecido que não tem o que comer para jantar conosco, façamos uma criança que não tem onde morar feliz, propiciemos aos desamparados consolo e proteção, e que não façamos isso somente no natal, e sim durante toda nossa vida.

Parece difícil com todo o Capitalismo que nos rodeia, mas é possível.

Fraternalmente,
Leovegildo Douglas Pereira de Souza¨

5 comentários:

Mayára disse...

A pura realizade está no seu texto! Quando chega o Natal o povo pensa logo em festa e ceia! Nem todo mundo é assim, mas a grande maioria de nós! O bom mesmo seria se todo mundo tivesse Natal como nós, mas já que todo mundo não pode ter, a gente pode diminuir um pouquinho desse todo mundo ajudando a quem não tem Natal!

Anônimo disse...

Você está coberto de razão, é assim mesmo mas...você? Vai fazer o que se pede no texto?

Leovegildo Douglas disse...

Se cada um de nós pelo menos tentar fazer a sua parte, por menor que sejá o resultado já vai melhorar. Parece propaganda de utopia, não peço que todos sejamos novos "São Francisco de Assis" a ponto de renegar tudo, mas que coloquemos a mão na consciência e vejamos como somos manipulados.

Fraternalmente,
Leovegildo Douglas P. de Souza¨

Srtª Mika disse...

Concordo com você! As pessoas comemoram, festejam mais será que elas realmente sabem o que estão comemorando? Acho que o real sentido do Natal a muito foi esquecido por muitos e substituido por coisas materias quando na verdade o seu sentido deve ser uma renovação, não de guarda-roupa e sim de esperito!

Adriano Araújo disse...

Muito Bem gostei do texto, concordo plenamente, nós precisamos nos ver melhor, nós somos manipulados, meu deus me ajude,kkk, abraço meu irmão
adriano