sábado, 4 de outubro de 2008

Sociedade...


Abaixo segue um texto e Ruy Barbosa, escrito em 1914, em carta aos Senhores Senadores da República.
Vemos que o quadro não alterou muito...







A falta de justiça , srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.

A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais.

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação,
insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

Essa foi a obra da República nos últimos anos. No outro regime (na Monarquia), o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre, as carreiras políticas lhe estavam fechadas. Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam e que, acesa no alto (o Imperador, graças principalmente a deter o Poder Moderador), guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em
proveito da honra, da justiça e da moralidade.

Música...




Bem meus caros amigos, este blog agora adentra a cultura musical que permeia nossas mentes neste mundo contemporâneo.

Este artigo não é oriundo preferências pessoais sobre música, e sim fruto de uma análise de letras musicais.

Pensei que a mente humana já tivesse atingido o ápice de sua capacidade de criar idiotices e transformá-las em música.

Após o "sucesso" efêmero de letras como "Egüinha Pocotó", tivemos mais recentemente a explosão de "Rala a 'tcheca' no Chão", "Créu" e, pior, "Desce com a mão no 'tabaco'"

Não sei se devo rir ou chorar com esses títulos, mas é fato que existem, e, pasmem, fazem sucesso. O mais novo "hit" é ainda mais esdrúxulo "A dança da 'Piroca' Torta".

É bem verdade que essas letras se escondem atrás de ritmos dançantes e agitados que empolgam o público, que no fundo nem refletem sobre a letra.

Confesso que tive um passado musical "funesto": aos 4 anos era fã dos "Mamonas Assassinas", a sensação da música "Trash" no Brasil, e não nego que ainda hoje escuto sempre que posso esse grupo que deixou saudade nessa geração de crianças. Mas é fato que foi com a ascensão da música "Trash" no Brasil que o nível das letras musicais começou baixar gradativamente até chegarmos a o ponto atual.

São letras chulas, sem a mínima noção de poesia e poema, uma mensagem quase que pornográfica passada livremente nos meios de comunicação e festas.

As tendências musicais atuais valorizam o ritmo em detrimento da letra, e "qualquer coisa serve para ser o fundo de algo pra dançar".

Isso se comprova na efemeridade das músicas: hoje ela tem prazo de validade, após seu vencimento é colocada a margem e jamais volta a vitrine.

Provavelmente os "sucessos de longa data" no futuro, serão a mesma coisa do que são hoje, os anos 60 e 80, que deixaram mensagens eternas em suas formas e letras. Nossa geração atual pode não deixar resquícios futuros, e lá na frente sequer saberão que em nosso tempo houve produção musical.

Há casos e casos, é fato também que algumas letras, mesmo com o ritmo dançante e agitado consegue manter uma letra dentro dos padrões sociais aceitáveis. O que critico aqui não são as pessoas que as escutam ou fazem, critico as letra chulas e depreciativas, critico a sociedade e, principalmente, a imprensa que fazem essa cultura ser propalada.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vídeo Motivacional - Seja O Melhor!



Há momentos em nossas vidas em que a vitória parece distante, porém são nesses momentos que surgem as verdadeiras oportunidades de vitória.
"O mundo não é dos mais espertos, e sim dos mais dedicados"
Somente com seu próprio esforço poderás vencer.

Espero que gostem do vídeo extraído de cenas e filosofia do filme "Gladiador".

Dica de Leitura da Semana...



Olá caros amigos,

Venho mais uma vez neste veículo de comunicação com o intuito de apresentar uma dica literária. A bola da vez é a obra "O Futuro da Humanidade" do escritor Augusto Cury.

O livro relata a história de um jovem estudante de medicina que se depara com a triste realidade da frieza com as quais os seus professores tratam os corpos de indigentes.

Movido por sonhos e desafiado pelos colegas e professores, o jovem Marco Polo sai em busca do passado de um dos corpos que estuda.

Nessa aventura ele descobre que o corpo pertencia a um mendigo com o pseudônimo de "Poeta da Vida" e conhece Falcão, morador das ruas e grande sábio.

Ao longo do livro deparamo-nos com reflexões profundas da sociedade contemporânea.

O livro é fascinante pra todas as idades de classes, mas é especialmente importantes aos jovens que pretendem seguir carreira na área de saúde.

Augusto Cury é Médico, Psiquiatra. Desenvolveu a teoria da Inteligência Multifocal e é membro da Academia Brasileira de Inteligência. Tem livros publicados em diversas língua.

Fica a dica de leitura, ao qual afirmo ser o MELHOR livros dos muitos que já li.